1 de fevereiro de 2023
Como fazer seu plano de negócios
Para quem empreende, ou pensa em empreender, um bom plano de negócios é capaz de mitigar possíveis riscos e elaborar um planejamento futuro que garanta a sustentabilidade do empreendimento.
O plano de negócio é um documento que contém detalhes sobre os objetivos da sua empresa num determinado período, os passos para atingi-los, de maneira a reduzir riscos, incertezas e, através dele, é possível avaliar a sua viabilidade, detalhar os serviços ou produtos que vai comercializar, estuda a concorrência, define o perfil do seu cliente, por exemplo.
Ele possibilita também:
Diretrizes e orientações antes de abrir o negócio;
Diretrizes para as empresas que já estão atuando no mercado e que buscam crescimento;
Amplo conhecimento do negócio, tanto através da visão dos sócios ou diretores, como dos demais colaboradores;
Pode auxiliar na captação de recursos financeiros, humanos e parcerias.
Mãos à obra
A seguir, veja os principais passos para elaborar um bom plano de negócios. Importante: faça um cronograma com todas as etapas e estipule prazos, para que as informações estejam à sua disposição sempre que precisar.
Defina o negócio e seus diferenciais
Trata-se do primeiro e importante degrau dessa jornada: você precisará escolher o ramo de atividade, local de atuação, produtos, serviços e descrever o que os difere dos demais, de modo a torná-los atrativos e competitivos.
Análise de mercado
Nesta etapa, é importante:
Levantar dos seus concorrentes;
Avaliar se o seu produto ou serviço terá público interessado;
Avaliar como você pretende posicionar a sua oferta no mercado.
Estas análises darão a direção para que você conheça o mercado em que pretende ou está inserido.
Plano de Marketing
Nesta etapa, em linhas gerais, defina os famosos 4 Ps do Marketing: produto/serviço, preço, praça e promoção.
Sua relação com o seu público alvo, como vai se comunicar com ele e como vai promover o seu negócio serão definidos a partir dos 4Ps.
Plano Operacional
Fase em que você deverá desenhar como o seu negócio vai funcionar: deverá informar a sua localização e estrutura física, estimar a sua capacidade de produção, infraestrutura, colaboradores, em resumo, são todos os detalhes que farão o seu negócio funcionar.
Plano Financeiro
Faça uma estimativa relacionada aos custos iniciais do seu negócio, despesas e receitas, levante o seu capital de giro, fluxo de caixa e estime os seus lucros.
Leia também:
Análise de Possíveis Cenários e Análise Estratégica
Esta fase vai proporcionar uma visão maior sobre as situações que possam afetar o desempenho do seu negócio, bem como mitigar os riscos ou intempéries que possam surgir. Ao fazer este levantamento, levante quais estratégias adotará para cada adversidade encontrada.
Avaliação do Plano de Negócios como um todo
Chegamos ao fim? Não!
Nesta fase, você deverá avaliar todos os detalhes do plano, antes de colocá-lo para rodar.
E por que não é o fim? Porque o plano de negócio deve ser revisitado de tempos em tempos, a fim de garantir a sua atualização e a lucratividade e sustentabilidade do seu negócio.
Você pode contar com o especialistas da Nova Appura para a realização do seu plano de negócios. Fale conosco e saiba como.
Fonte: Sebrae.
Para quem empreende, ou pensa em empreender, um bom plano de negócios é capaz de mitigar possíveis riscos e elaborar um planejamento futuro que garanta a sustentabilidade do empreendimento.
O plano de negócio é um documento que contém detalhes sobre os objetivos da sua empresa num determinado período, os passos para atingi-los, de maneira a reduzir riscos, incertezas e, através dele, é possível avaliar a sua viabilidade, detalhar os serviços ou produtos que vai comercializar, estuda a concorrência, define o perfil do seu cliente, por exemplo.
Ele possibilita também:
Diretrizes e orientações antes de abrir o negócio;
Diretrizes para as empresas que já estão atuando no mercado e que buscam crescimento;
Amplo conhecimento do negócio, tanto através da visão dos sócios ou diretores, como dos demais colaboradores;
Pode auxiliar na captação de recursos financeiros, humanos e parcerias.
Mãos à obra
A seguir, veja os principais passos para elaborar um bom plano de negócios. Importante: faça um cronograma com todas as etapas e estipule prazos, para que as informações estejam à sua disposição sempre que precisar.
Defina o negócio e seus diferenciais
Trata-se do primeiro e importante degrau dessa jornada: você precisará escolher o ramo de atividade, local de atuação, produtos, serviços e descrever o que os difere dos demais, de modo a torná-los atrativos e competitivos.
Análise de mercado
Nesta etapa, é importante:
Levantar dos seus concorrentes;
Avaliar se o seu produto ou serviço terá público interessado;
Avaliar como você pretende posicionar a sua oferta no mercado.
Estas análises darão a direção para que você conheça o mercado em que pretende ou está inserido.
Plano de Marketing
Nesta etapa, em linhas gerais, defina os famosos 4 Ps do Marketing: produto/serviço, preço, praça e promoção.
Sua relação com o seu público alvo, como vai se comunicar com ele e como vai promover o seu negócio serão definidos a partir dos 4Ps.
Plano Operacional
Fase em que você deverá desenhar como o seu negócio vai funcionar: deverá informar a sua localização e estrutura física, estimar a sua capacidade de produção, infraestrutura, colaboradores, em resumo, são todos os detalhes que farão o seu negócio funcionar.
Plano Financeiro
Faça uma estimativa relacionada aos custos iniciais do seu negócio, despesas e receitas, levante o seu capital de giro, fluxo de caixa e estime os seus lucros.
Leia também:
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Esta fase vai proporcionar uma visão maior sobre as situações que possam afetar o desempenho do seu negócio, bem como mitigar os riscos ou intempéries que possam surgir. Ao fazer este levantamento, levante quais estratégias adotará para cada adversidade encontrada.
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Chegamos ao fim? Não!
Nesta fase, você deverá avaliar todos os detalhes do plano, antes de colocá-lo para rodar.
E por que não é o fim? Porque o plano de negócio deve ser revisitado de tempos em tempos, a fim de garantir a sua atualização e a lucratividade e sustentabilidade do seu negócio.
Você pode contar com o especialistas da Nova Appura para a realização do seu plano de negócios. Fale conosco e saiba como.
Fonte: Sebrae.
Para quem empreende, ou pensa em empreender, um bom plano de negócios é capaz de mitigar possíveis riscos e elaborar um planejamento futuro que garanta a sustentabilidade do empreendimento.
O plano de negócio é um documento que contém detalhes sobre os objetivos da sua empresa num determinado período, os passos para atingi-los, de maneira a reduzir riscos, incertezas e, através dele, é possível avaliar a sua viabilidade, detalhar os serviços ou produtos que vai comercializar, estuda a concorrência, define o perfil do seu cliente, por exemplo.
Ele possibilita também:
Diretrizes e orientações antes de abrir o negócio;
Diretrizes para as empresas que já estão atuando no mercado e que buscam crescimento;
Amplo conhecimento do negócio, tanto através da visão dos sócios ou diretores, como dos demais colaboradores;
Pode auxiliar na captação de recursos financeiros, humanos e parcerias.
Mãos à obra
A seguir, veja os principais passos para elaborar um bom plano de negócios. Importante: faça um cronograma com todas as etapas e estipule prazos, para que as informações estejam à sua disposição sempre que precisar.
Defina o negócio e seus diferenciais
Trata-se do primeiro e importante degrau dessa jornada: você precisará escolher o ramo de atividade, local de atuação, produtos, serviços e descrever o que os difere dos demais, de modo a torná-los atrativos e competitivos.
Análise de mercado
Nesta etapa, é importante:
Levantar dos seus concorrentes;
Avaliar se o seu produto ou serviço terá público interessado;
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Estas análises darão a direção para que você conheça o mercado em que pretende ou está inserido.
Plano de Marketing
Nesta etapa, em linhas gerais, defina os famosos 4 Ps do Marketing: produto/serviço, preço, praça e promoção.
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Plano Operacional
Fase em que você deverá desenhar como o seu negócio vai funcionar: deverá informar a sua localização e estrutura física, estimar a sua capacidade de produção, infraestrutura, colaboradores, em resumo, são todos os detalhes que farão o seu negócio funcionar.
Plano Financeiro
Faça uma estimativa relacionada aos custos iniciais do seu negócio, despesas e receitas, levante o seu capital de giro, fluxo de caixa e estime os seus lucros.
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Esta fase vai proporcionar uma visão maior sobre as situações que possam afetar o desempenho do seu negócio, bem como mitigar os riscos ou intempéries que possam surgir. Ao fazer este levantamento, levante quais estratégias adotará para cada adversidade encontrada.
Avaliação do Plano de Negócios como um todo
Chegamos ao fim? Não!
Nesta fase, você deverá avaliar todos os detalhes do plano, antes de colocá-lo para rodar.
E por que não é o fim? Porque o plano de negócio deve ser revisitado de tempos em tempos, a fim de garantir a sua atualização e a lucratividade e sustentabilidade do seu negócio.
Você pode contar com o especialistas da Nova Appura para a realização do seu plano de negócios. Fale conosco e saiba como.
Fonte: Sebrae.
Para quem empreende, ou pensa em empreender, um bom plano de negócios é capaz de mitigar possíveis riscos e elaborar um planejamento futuro que garanta a sustentabilidade do empreendimento.
O plano de negócio é um documento que contém detalhes sobre os objetivos da sua empresa num determinado período, os passos para atingi-los, de maneira a reduzir riscos, incertezas e, através dele, é possível avaliar a sua viabilidade, detalhar os serviços ou produtos que vai comercializar, estuda a concorrência, define o perfil do seu cliente, por exemplo.
Ele possibilita também:
Diretrizes e orientações antes de abrir o negócio;
Diretrizes para as empresas que já estão atuando no mercado e que buscam crescimento;
Amplo conhecimento do negócio, tanto através da visão dos sócios ou diretores, como dos demais colaboradores;
Pode auxiliar na captação de recursos financeiros, humanos e parcerias.
Mãos à obra
A seguir, veja os principais passos para elaborar um bom plano de negócios. Importante: faça um cronograma com todas as etapas e estipule prazos, para que as informações estejam à sua disposição sempre que precisar.
Defina o negócio e seus diferenciais
Trata-se do primeiro e importante degrau dessa jornada: você precisará escolher o ramo de atividade, local de atuação, produtos, serviços e descrever o que os difere dos demais, de modo a torná-los atrativos e competitivos.
Análise de mercado
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Levantar dos seus concorrentes;
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Estas análises darão a direção para que você conheça o mercado em que pretende ou está inserido.
Plano de Marketing
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Sua relação com o seu público alvo, como vai se comunicar com ele e como vai promover o seu negócio serão definidos a partir dos 4Ps.
Plano Operacional
Fase em que você deverá desenhar como o seu negócio vai funcionar: deverá informar a sua localização e estrutura física, estimar a sua capacidade de produção, infraestrutura, colaboradores, em resumo, são todos os detalhes que farão o seu negócio funcionar.
Plano Financeiro
Faça uma estimativa relacionada aos custos iniciais do seu negócio, despesas e receitas, levante o seu capital de giro, fluxo de caixa e estime os seus lucros.
Leia também:
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Esta fase vai proporcionar uma visão maior sobre as situações que possam afetar o desempenho do seu negócio, bem como mitigar os riscos ou intempéries que possam surgir. Ao fazer este levantamento, levante quais estratégias adotará para cada adversidade encontrada.
Avaliação do Plano de Negócios como um todo
Chegamos ao fim? Não!
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E por que não é o fim? Porque o plano de negócio deve ser revisitado de tempos em tempos, a fim de garantir a sua atualização e a lucratividade e sustentabilidade do seu negócio.
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Fonte: Sebrae.
Para quem empreende, ou pensa em empreender, um bom plano de negócios é capaz de mitigar possíveis riscos e elaborar um planejamento futuro que garanta a sustentabilidade do empreendimento.
O plano de negócio é um documento que contém detalhes sobre os objetivos da sua empresa num determinado período, os passos para atingi-los, de maneira a reduzir riscos, incertezas e, através dele, é possível avaliar a sua viabilidade, detalhar os serviços ou produtos que vai comercializar, estuda a concorrência, define o perfil do seu cliente, por exemplo.
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ENDEREÇOS
Matriz: Av. Jabaquara, 2819 - Conj. 121- Mirandopolis 04045-004 | São Paulo - SP
Filial: Av. dos Autonomistas, 896 – Torre 2, 26° Andar SL 2606 | Vila Yara – 06020-010 | Osasco - SP
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